Está a decorrer uma sondagem sobre a Naturopatia. Encontra-se na barra lateral direita. Agradeço a participação.
Estou ao vosso inteiro dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento. Obrigada.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Naturopatia - O que é?

"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei."(Autor desconhecido)

A Naturopatia é uma medicina complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para se curar e manter-se. Nós, Naturopatas, utilizamos recursos naturais como plantas medicinais e alimentos ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias. A Naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem Holística (vendo o Homem como um todo) ,dando assim assistência ao paciente que pode e deverá também ser acompanhado juntamente com a medicina Clássica.
É uma profissão na área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidados, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de Vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. Isto deve-se ao facto de que, actualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeadores do bem estar e da qualidade de vida e estão intrinsecamente relacionados  com os níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais.
Dentro do processo terapêutico, o Naturopata preocupa-se em compreender a problemática inicial de forma não-segmentada, sempre em busca do equilíbrio a diversos níveis e sempre  resguardando a livre escolha e a integridade do seu interagente.
Todo este processo visa, em primeira instância, o tratamento do ser humano com os seus devidos processos de saúde e doença, focalizando o  trabalho em conjunto com outras áreas da saúde, pois o Naturopata tem o importante papel de fazer um trabalho complementar (e não alternativo), observando sempre o seu campo de actuação diante de um caso clínico, mas também deverá fazer os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde - fisioterapeutas, médicos de variadíssimas especialidades, psicólogos, dentistas, entre outros.
Dentro do nosso espectro de actuação, somos estudiosos das práticas naturais. Possuímos uma visão integrativa do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os tratamentos modernos para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Entre os conhecimentos usados e estudados, destaco disciplinas das área humanas (tais como fundamentos de Naturopatia, fundamentos de psicologia, conceitos filosóficos e antropológicos, gestão em saúde...), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasita-hospedeiro, farmacologia...) e disciplinas específicas à formação do Naturopata envolvendo outras técnicas (com devida comprovação científica) tais como: terapias orientais, Ayurvédicas, Técnicas de Meditação, Arte Integrativa, Essências Florais Massoterapia, Reflexologia, Hidroterapia, Nutrição, Osteopatia, Iridiologia, Acupunctura, Homeopatia, Fitoterapia, entre outras.
Os campos para a aplicação destes conhecimentos incluem peremptoriamente um curso intensivo e superior.O Naturopata TEM de ser habilitado para exercer a sua profissão.
Podemos encontrar-nos em instituições hospitalares (infelizmente no nosso país apenas no particular), clínicas de várias especialidades, postos de saúde, casas de repouso, estâncias hidrotermais, spas, empresas privadas, organizações não-governamentais e eventos.
O quadro mundial demonstra, felizmente, uma grande expansão desta profissão. Países como o Canadá, Portugal, França, Itália e Inglaterra contam com a Naturopatia como uma ferramenta de bem-estar e qualidade de vida. Em alguns destes países, a Naturopatia já está inserida no Sistema Nacional de Saúde, mas em Portugal não passa de uma das seis medicinas complementares reconhecidas desde 2003 pelo Estado português.
Havemos de lá chegar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário