Está a decorrer uma sondagem sobre a Naturopatia. Encontra-se na barra lateral direita. Agradeço a participação.
Estou ao vosso inteiro dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento. Obrigada.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"Kit de Primeiros Socorros" Homeopático - Vai Ver Que Não Dói Nada!

Se cada um de nós adoece de forma particular, individualizada, como indicar um kit com medicamentos que sirvam para todos? 
Estes que vou recomendar podem ser utilizados no quotidiano. São muito úteis na nossa farmácia de casa e com eles tratarmos "males menores" (picadas de insectos, contusões, fadiga, indigestão, entre outros).
Não obstante, relembro ser indispensável a consulta/aconselhamento com um Naturopata/Homeopata antes de preparar a sua Farmácia Homeopática. Em casos de febres prolongadas, alergias graves ou até de traumatismos de maior dimensão, recorra SEMPRE ao Hospital.

"Kit de Primeiros Socorros" Homeopático:

ACONITUM 9CH
Febre até 39ºC com origem numa constipação, 5 grânulos de hora a hora. Em função da melhoria, espaçar os 5 grânulos de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas. Em média, 5 a 6 tomas são suficientes.

ALLIUM CEPPA 9CH
Catarro com ruído ou rinite com secreções claras e irritação nasal, 5 grânulos de hora a hora. Em função da melhoria, espaçar os 5 grânulos de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas. Em média, 5 a 6 tomas são suficientes.

APIS 15CH
Picadas de insectos, urticaria, queimaduras de 1º grau, 5 grânulos de 10 em 10 minutos. Em função da melhoria, espaçar os 5 grânulos em 20 ou 30 minutos. Em média, 5 a 6 tomas são suficientes.

ARNICA 9CH
Hematomas ou traumatismos musculares, tomar 5 grânulos o mais rapidamente possível, logo após o traumatismo. De seguida continuar a toma de 5 grânulos de hora a hora. Em média, 5 a 6 tomas são suficientes.

ARSENICUM ALBUM 15CH
Dor aguda, em que parece que algo queima, otites, gastroenterites, medo nocturno. 5 grânulos 3 vezes ao dia.

BELLADONA 9CH
Febre com transpiração, queimaduras de 1º grau, inflamações da pele ou mucosas. 5 grânulos 3 vezes ao dia.

CALÊNDULA em pomada homeopática 
Irritações da pele. Aplicar 3 a 4 vezes ao dia.

CHAMOMILLE 15CH
Bebé irrequieto ou irritável chegando a não dormir, bebé com crise devido ao nascimento dos dentes. 5 grânulos 3 vezes ao dia.

CHINA 9CH
Fadiga após uma doença infecciosa, fadiga depois de fazer desporto, convalescença. 5 grânulos 10 minutos antes das três principais refeições durante uma semana.

CUPRUM 9CH 
Cãibras, espasmos, crises de asma. 5 grânulos de hora a hora. Em função da melhoria ,espaçar os 5 grânulos de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas.

DROSERA 15CH
Acesso de tosse, especialmente à noite, bronquite com muito catarro. 3 grânulos ao deitar durante três dias.

GELSENIUM 15CH
Nervosismo antes de um evento importante, por exemplo, um exame. Tomar 3 grânulos na véspera e três grânulos ao acordar.

IGNATIA 15 CH
Excitação nervosa, por exemplo uma criança que está irritada depois de um dia cheio de emoções fortes, 5 grânulos ao deitar. No adulto, quando se aborrece ou se envolve em discussão, ficando nervoso, 5 grânulos por dia durante três dias.

IPECA 9CH
Tosse espasmódica produtiva em caso de bronquite. 5 grânulos de hora a hora. Em função da melhoria espaçar os 5 grânulos de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas. Em média, 5 a 6 tomas são suficientes.

NUX VOMICA 9CH
Espasmos de origem digestiva, vómitos, indigestões, ressacas. 5 grânulos 10 minutos antes de comer e 5 grânulos 10 minutos depois de comer. Continuar com esta toma nas refeições do dia seguinte.

PULMON HISTAMINA 15CH
Alergias. 5 grânulos 2 vezes ao dia. 

STRAMONIUM 15CH
Pesadelos e terrores nocturnos nas crianças. 5 grânulos ao deitar, durante 4 noites seguidas.

Nota:
Os medicamentos homeopáticos, neste caso os grânulos, devem ser colocados sempre debaixo da língua de modo a dissolverem-se. Estes não devem ser manuseados com as mãos, mas sim tomá-los directamente através da tampa  ou então através de uma colher de plástico e NUNCA de metal.

Este post vai certamente ser um dos poucos que irei dar referência a doses de tomas. 
Em Medicina Natural, cada caso é um caso. Olha-se para o paciente como um todo. Olha-se para o doente e não para a doença. Não nos limitamos a ouvir mas, sim, escutamos. Caminhamos sempre na direcção da raiz do problema e não apenas na sintomatologia. Em suma, não é de todo minha intenção fazer aqui "Telemedicina". Estarei sempre ao dispor para quaisquer dúvidas que me queiram colocar, tais como: onde encontrar estes medicamentos, como tomá-los ou qualquer outra questão.

3 comentários:

  1. Não sendo a minha área acho excelente este kit.Tem lá tudo o que devíamos ter sempre em casa. Para não andar à procura de uma farmácia de serviço à 1h da manhã ;)
    Tenho uma pergunta.Qual o tempo que leva a fazer efeito? Estou a pensar por exemplo no caso da febre.Com Paracetamol em supositório ao fim de meia hora a febre começa a baixar. Se fôr em comprimidos, e dependendo se o estômago tem alimentos ou não, leva de 45m a 1h. E nas situações de mal estar gástrico? Quando estamos mal queremos tomar algo que alivie logo o mal estar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Delfina. Relativamente à questão que me colocou sobre a febre: se for apenas um estado febril como nos exemplos que dei aqui neste post, o efeito do homeopático pode levar de 10 a 20 minutos, mas claro está, varia de pessoa para pessoa e da origem dessa mesma febre.
    Relativamente ao mal estar gástrico: se for acompanhado de azia e/ou ardor no estômago, o homeopático a escolher deverá ser o ARSENICUM ALBUM 5CH. Se for uma indigestão acompanhada ou não de náusea deverá ser o NUX VOMICA 5CH.
    Espero ter ajudado.Estarei sempre ao dispor.

    ResponderEliminar